Quem nunca passou pela situação de passar várias horas tentando resolver um problema, para depois perceber que a solução era bem simples? Isso normalmente acontece porque estamos tão centrados em uma direção e esquecemos de ver o problema a partir de uma perspectiva mais global e explorar caminhos diferentes. Se você trabalha com programação, este tipo de situação é extremamente comum. Já passei por isto inúmeras vezes, perdendo até dias inteiros com um mesmo problema e por isto criei uma regra: se não conseguir solucionar o problema em até três horas, peço ajuda para outra pessoa. Como perco facilmente a noção do tempo quando estou focado em algo, coloco literalmente um timer para tocar após três horas.

Este pedido pode ser tanto por texto, quanto por chamada de vídeo ou áudio, onde explico primeiro o que estou tentando fazer e depois as opções que já tentei para solucionar os problemas que encontrei. Por conta desta explicação mais global, a outra pessoa não precisa necessariamente trabalhar na mesma área (ou utilizar a mesma linguagem de programação) que a minha. Isto permite que o número de pessoas que podem me ajudar seja bem maior. Algumas vezes, durante o próprio processo de explicação do problema, acabo encontrando a solução, pois isto me forçou a visualizar o problema mais globalmente.

Escolhi três horas, porque dá tempo suficiente para me aprofundar no problema e tentar resolver sozinho, sem ocupar o dia inteiro. Para projetos que possuem um prazo muito apertado, diminuo este tempo para no máximo uma hora.

Se você é freelancer, pode ser um pouco mais difícil ter outras pessoas disponíveis para ajudar de maneira rápida ou síncrona. Fóruns de suporte (como o Stack Overflow) não costumam ser o melhor lugar para dúvidas urgentes e cobrar esta urgência é uma má prática. Acredito que uma possível solução possa ser criar um grupo de apoio com alguns amigos em um aplicativo de mensagens onde todos estão dispostos a ajudar o outro.

Caso estiver em um cargo de liderança, alinhar esta regra com seu time é uma boa maneira de evitar que tarefas fiquem emperradas e estimular a colaboração entre seus membros.

Com esta simples regra, diminuí consideravelmente o número de horas que fico andando em círculos tentando resolver um problema, além de ter me aproximado mais de outras pessoas no ambiente de trabalho.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *