Melhorando a produtividade com um autocompletar no Firefox3 min leitura

Na minha jornada para ser mais produtivo, percebi que no meu dia a dia haviam vários trechos de textos que se repetiam. Faz alguns anos decidir procurar por um software que funcionasse como um super autocompletar para todos os programas, desde navegação na internet, leitores de e-mail a editores de texto. Na época encontrei o Autokey, mas por conta de alguns problemas e falta de hábito, isso acabou não se tornando parte da minha rotina.

Alguns anos se passaram desde essa primeira tentativa e recentemente decidi experimentar novamente essa otimização. Fui atrás do mesmo software, mas vi que o mesmo não era atualizado fazia um tempo e continuava com vários problemas. Depois de algum tempo pesquisando por uma alternativa sem encontrar nada satisfatório, caiu uma ficha: o software que eu mais utilizo no meu dia é o navegador, será que não tem algum complemento para ele que faça algo parecido? Como estou utilizando mais o Firefox agora (o Chrome está muito guloso com uso de memória), decidi procurar algo específico para ele e encontrei o Clippings. Bingo!

Alguns dos modelos que utilizo

Eu abro o Clippings utilizando a tecla de atalho CTRL+ALT+V e o cursor já cai direto na caixa de busca, assim só preciso começar a digitar o início do nome do modelo e depois selecionar um dos resultados encontrados. Desta maneira não preciso utilizar o mouse e o processo fica bem ágil.

Crio os meus modelos sempre pensando em duas situações, a primeira é onde não irei fazer alterações nele.

Adicionar um texto pronto dentro de um e-mail

Algumas ideias de modelos para utilizar sem alterações:

  1. Se a pessoa recebeu meu e-mail anterior;
  2. Se a pessoa tem alguma resposta da proposta de serviço enviada;
  3. Dados necessários para elaboração de contrato;
  4. Comentários de status em tarefas do Asana;
  5. Alguma dica ou informação útil (como o exemplo da imagem acima);
  6. Dados bancários;
  7. Informações de serviços;
  8. Contatos de outros profissionais que costumo indicar (nome, e-mail e telefone);

A segunda é quando preciso escrever alguns detalhes mais específicos, então crio um modelo com alguns espaços para preencher, veja abaixo um exemplo.

Adicionar um texto para terminar de preencher dentro de um e-mail

Algumas ideias de modelos para inserir dados específicos:

  1. Marcar reuniões;
  2. Envio de propostas;
  3. Cancelamento de reunião e propor uma nova data;
  4. Mensagens a respeito do andamento de um serviço;

Faz um pouco mais de um mês que o Clippings virou parte da minha rotina e ele funcionou para praticamente todos os sites, o único caso que parou de funcionar faz algum tempo foi o Messenger.

Tenho bastante curiosidade em saber quais modelos você utiliza (ou poderia estar utilizando) para otimizar o seu dia a dia, quer compartilhar comigo?

Obs: Escrevendo esse texto, descobri que fizeram uma versão (port) do AutoKey com Python 3 e estão mantendo ele atualizado. Vou dar uma testada nele e escrever mais um post sobre minhas impressões.

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo

Faça parte do Kosmos!

Se inscreva na minha newsletter intergalática e receba conteúdo exclusivo!