Todos os anos me pergunto “o que eu quero de aniversário?” e por muito tempo a resposta era sempre uma longa lista de desejos variados, onde era muito difícil escolher e no final acaba fazendo algumas escolhas aleatórias por estar cansado de pensar sobre o assunto.

Quando comecei a refletir mais e ver quais conceitos de produtividade poderia aplicar, percebi que o Princípio de Pareto (ou Regra 80/20) se encaixava perfeitamente. De forma bem resumida, este conceito diz que somente uma pequena quantidade de atividades (causas) gera a maior quantidade dos resultados.

Para aplicar o conceito, o primeiro passo do processo é anotar todos os itens desejados, sem qualquer tipo de filtro. Depois reflita sobre cada um deles se fazendo as duas perguntas:

  1. Quais são os 20% dos itens que usarei durante maior parte da minha semana?
  2. Quais são os 20% dos itens que vão me proporcionar o maior prazer, conforto ou economia de tempo?

Só o ato de fazer essa reflexão já irá despriorizar a maior parte dos itens, além de separar o que é simplesmente um desejo (talvez até mais um consumismo) do que realmente vai impactar positivamente sua vida. Se aplicar este exercício mais de uma vez em cima do resultado, irá sobrar apenas um item na lista (processo conhecido como Pareto ao Extremo).

Como não é possível comprar tudo que seja deseja, é importante fazer um filtro por valor máximo. Prefiro deixar isso no final, pois muitos itens acabam sendo eliminados nas duas primeiras perguntas e é um reforço de que eles foram removidos por não fazer muita diferença na minha vida, não por terem um valor alto. Este limitador também pode ser adaptado para quando alguém quer dar um presente para você, sabendo o limite, é só executar a reflexão novamente.

Faço esse exercício fazem pelo menos 3 anos e estou muito feliz com as escolhas que eu fiz e muitas vezes me surpreendi positivamente com minha escolha. Se você gostou dessa dica, também escrevi sobre como utilizo o Second Brain para dar melhores presentes

Foto de Piret Ilver na Unsplash



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *