Uma das grandes dificuldades que tenho ao tentar fazer algum projeto, é começar a trabalhar nele. Muitas vezes fico muito tempo pesquisando sobre o que preciso para iniciá-lo ou fazendo planos mentais de como executá-lo. Ou também assistindo a vídeos ou lendo artigos de como ser mais produtivo, na esperança de encontrar algum método que me ajude neste trabalho. Mas no final, muitas vezes o mais importante não é feito: o projeto em si.

Para me ajudar com esta dificuldade criei o acrônimo SEBUFAR a partir da frase: tenho que SEntar a BUnda na cadeira e começar a FAzeR! Este é um simples e efetivo lembrete do que é o passo mais importante para tornar um projeto realidade.

Como SEBUFAR?

A ideia é muito simples: pare de enrolar, sente a bunda na cadeira e comece a trabalhar no que você precisa fazer. Só isso! Como complemento, é possível utilizar a técnica pomodoro para dividir o tempo em bloco de 25 minutos de trabalho focado.

E se estiver difícil de fazer isto sozinho?

É possível experimentar SEBUFAR com uma outra pessoa, onde ambas sentam juntas (pode ser virtualmente também) e cada uma foca em fazer a sua própria atividade em silêncio durante um determinado período. Este inclusive pode ser um evento recorrente na sua agenda, onde, por exemplo, toda semana durante uma hora você se reúne com uma ou mais pessoas para SEBUFARem.

Se estiver lidando com uma tarefa que está muito difícil de fazer por demandar bastante tempo, é possível que essa outra pessoa ajude você a não perder o foco. Uma vez precisei revisar vários documentos e enrolei durante meses para fazer isso (sim, você leu certo, meses!). Pedi então ajuda a um amigo e combinamos que se ele percebesse que eu perdia o foco, me lembrava de voltar para a atividade. Fiquei o dia inteiro revisando, mas consegui (finalmente!) terminar.

Como surgiu esta (fantástica) ideia?

Tudo começou a partir de uma faísca mental enquanto escutava um podcast em que citaram o evento SHUX (Shut Up & Sit Down). Fiquei refletindo sobre como seria uma versão nacional dele e nasceu o SEBUFAR. A ideia é que ele seja justamente utilizado como verbo: “Hoje a noite vou sebufar durante dois Pomodoros.” ou “Meu, de boa, acho que você deveria parar de falar e começar a sebufar!“.

Compartilhe nos comentários qual é o projeto que você precisa sebufar.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *