Acredito que livros são uma ótima referência para aprender coisas novas e transformar nossas vidas. Por isto, separei as cinco principais indicações de livros que me ajudaram a ser mais produtivo.

Se só pudesse indicar um livro, qual seria?

Esta é uma pergunta que já me fizeram muitas vezes e por muito tempo eu não tinha uma boa resposta. Mas nas minhas leituras de 2021 finalmente a encontrei! O livro A única coisa, por Gary Keller e Jay Papasan, é a minha recomendação para quem precisa de uma ótima introdução ao assunto, reunindo alguns dos principais conceitos de produtividade, como:

  1. Lei de Pareto (ou Princípio 80/20), assim como o Pareto ao extremo;
  2. Disciplina e criação de hábitos;
  3. Foco, multitarefas e o custo da troca de contexto;
  4. Planejamento e definição de metas;
  5. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Criação de hábitos

Boa parte da jornada para ser mais produtivo é o constante processo de desaprender hábitos nocivos e incorporar hábitos mais saudáveis na nossa rotina. Por conta disto, é muito importante dominar este processo e a melhor referência que encontrei sobre o assunto é o livro Hábitos atômicos, por James Clear. É uma leitura bem leve, cheia de exemplos e ações práticas. No final de cada capítulo também há um resumo, que facilita a consulta e fixação do conteúdo aprendido.

Os aprendizados do livro foram essenciais para a criação de hábitos saudáveis na minha vida. Além disso, ele foi uma das principais inspirações para a criação do Contrato de Hábito Semanal, que é a ferramenta que fez com que eu conseguisse publicar semanalmente neste blog.

Técnicas

Depois de aprender a criar hábitos, vem a pergunta: quais são os hábitos que devo aprender para ser mais produtivo? O livro Faça Tempo, por Jake Knapp e John Zeratsky, lista mais de 80 táticas de produtividade, divididas em três grandes grupos: Destaque, Foco e Energia.

O objetivo é ajustar os seus dias utilizando o método científico: observando, deduzindo, experimentando e medindo os resultados de cada uma das táticas para descobrir quais são mais efetivas para você.

Foco

Conseguir ter foco é uma das principais habilidades para se destacar profissionalmente hoje em dia. Se você tem dificuldade em focar, ou quer aprimorar sua habilidade, o livro Trabalho focado, por Cal Newport é a principal referência sobre o assunto.

Ele separa os tipos de trabalho intelectual em dois tipos: trabalho focado (deep work) e trabalho superficial (shallow work). Apenas no primeiro tipo é possível utilizar nosso potencial ao máximo para gerar resultados significantes. O livro fornece quatro regras para ajudar a desenvolver um trabalho focado, além de várias dicas práticas e exemplos de pessoas que utilizam este tipo de trabalho.

Vida pessoal

Quando se fala de produtividade, o foco é muitas vezes na vida profissional e nem sempre os aprendizados são aplicáveis na vida pessoal. Você já parou para pensar em como utiliza o tempo quando não está trabalhando? Para mim, excluindo dormir, uma parte considerável deste tempo para mim foi estar em frente de uma tela, como o celular, acessando uma rede social. O ponto de virada para a minha relação com as redes sociais foi o livro Minimalismo Digital, também do Cal Newport, que fez com que eu não só repensasse como as utilizava, mas também tomasse uma ação a respeito disto.

Confesso que quando comprei o livro, pensei que fosse mais um livro de técnicas, mas me surpreendi positivamente quando descobri que era um livro mais filosófico, explorando os motivos e as consequências mais amplas deste hábito. Isto me ajudou a aproveitar muito mais meu tempo de lazer e estar mais feliz em geral.

Você tem uma indicação de outro livro que impactou na sua produtividade? Se sim, deixe um comentário que vou adorar saber e trocar uma ideia sobre ele.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *