É essencial saber equilibrar a vida pessoal e profissional para ser mais produtivo. Só que manter este balanço enquanto a mente está constantemente pensando em produtividade não é algo fácil. Para me ajudar com isto, tenho o símbolo da árvore da vida na porta do meu escritório. Desta forma, todo dia quando vou abrir este quarto, me deparo com ele.
Para mim o símbolo neste contexto significa o equilíbrio entre a vida pessoal (raízes) e a vida profissional (copa). É um lembrete que preciso cuidar das raízes para poder colher frutos. Que o tempo economizado sendo mais produtivo deve ser bem utilizado, de preferência para lazer.
Este tipo de lembrete visual é uma das formas que encontrei para estar sempre atento a este equilíbrio, principalmente em momentos mais difíceis. Adicionalmente, também defini alguns indicadores de qualidade de vida no trabalho que me ajudam a mensurar este balanço. Parece algo óbvio, mas é sempre bom lembrar: não há vida profissional sustentável sem uma vida pessoal saudável.
Deixe um comentário