Google Docs: Variáveis para otimizar o preenchimento de documentos1 min leitura

Estava procurando um meio de criar variáveis para a rápida criação de documentos no Google Docs e encontrei o complemento Doc Variables.

Com ele é possível adicionar variáveis, como ${Nome do Cliente} , no documento e depois preencher o valor em uma barra lateral que ele gera um novo documento substituindo as mesmas pelo valor preenchido.

É possível utilizar as variáveis no nome do documento também, então se você colocar nele algo como Proposta: ${Nome do Cliente}  ele vai criar a cópia já com o nome do cliente no título.

O autor Jesse McCabe criou um Grupo no Google para suporte/outros e um usuário reuniu em um só lugar a documentação do complemento.

Alguns problemas que encontrei:

  1. O formato da data é apenas em inglês, então o jeito por enquanto é usar apenas o formato numérico;
  2. Se você não selecionar a opção de criar uma cópia do documento após a substituição, você perde as variáveis e não consegue mais reutilizá-las;
  3. Não é possível fazer alterações no formato da saída de uma mesma variável em lugares diferentes, como transformá-la em caixa baixa ou utilizar um novo formato de data em determinada página, ele acaba criando um campo novo para preencher ela na barra lateral;

Vou continuar pesquisando para ver se não acho alguma solução melhor, se você encontrar alguma me avise.

Publicado por Daniel Kossmann Ferraz

Sou (de)formado em Ciência (?) da Computação e (in)formado em Cinema, Literatura, Tradução, Arte, Quadrinhos e Alquimia pela Universidade Pirata, obtendo com louvor o título de Kosmonauta. Nas horas vagas, gosto de desenhar mãos e viajar em universos paralelos. Se você gostou dos meus textos, me ajude a escrever mais.

Participe da discussão

3 comentários

  1. Não consigo executar o complemento fica aparecente essa mensagem “ScriptError: É necessário ter autorização para executar esta ação.” alguém
    pode me ajudar ?

Deixe um comentário

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo