Experimentando escutar podcasts3 min leitura

Entrando no mundo do rádio 2.0.

A ideia de escutar podcasts sempre me soou muito estranha. Como tenho bastante dificuldade em conseguir compreender letras de músicas, eu literalmente preciso parar tudo que estou fazendo, fechar os olhos e me concentrar muito para conseguir transformar o que está sendo cantado em palavras que façam sentido, acreditei que teria um problema similar com podcasts também. Não faz muito tempo decidi tomar coragem e fazer o experimento. (som de tambores para criar um clima de expectativa) Isso não aconteceu! (música de alegre de superação para um problema inexistente)

Meu primeiro teste foi com o Podcast Go, mas depois de pouco tempo me irritei muito com a péssima usabilidade do aplicativo. A experiência de ir da lista de podcasts salvos para a busca de novos é horrível. Isso sem falar de problemas de travamento, propagandas chatas e outras coisas irritantes. Aí lembrei que faz alguns anos eu tinha tentando utilizar o Stitcher e desisti pelo mesmo problema, na verdade com ele foi até pior, depois que o aplicativo abriu eu não fazia a menor ideia de como avançar. 

Pesquisando mais um pouco encontrei na lista "escolha dos editores", do Android, o CastBox (Android e iOS) e fiquei muito feliz com a descoberta. Finalmente um aplicativo onde um completo iniciante nesse mundo dos podcasts não precisasse se bater tanto para fazer algo que deveria ser relativamente simples: escutar um podcast para ver como é. Aliás, este é um dos grandes motivos da lenta adoção do mesmo, assim como é do RSS, ainda a curva inicial de aprendizado para adoção é dolorosa.

Ocasiões que costumo escutar podcasts

Descobri que este é um ótimo meio para aproveitar o melhor tempo quando estou sozinho, pois consigo fazer duas atividades ao mesmo tempo sem um grande impacto no resultado delas. Melhor do que isso, só o processo de enfiar um prego gigante na parte de trás do meu pescoço para transferir o conhecimento em alguns segundos, como é feito fora da Matrix, mas acho esse processo extremamente desconfortável e por enquanto estou preferindo escutar podcasts durante as seguinte atividades:

  1. Lavando louça;
  2. Cozinhando;
  3. Durante as refeições;
  4. Limpando a casa;

Atualmente estou acompanhando os podcasts

Para não criar uma nova avalanche de informações e alimentar o monstrinho do FOMO, estou selecionando com cuidado os meus podcasts. Segue abaixo os que estou ativamente acompanhando, em ordem alfabética:

  1. Blog You Want –  Dicas de como criar e manter um blog;
  2. DesignBetter.Co – Entrevistas com designers de produtos que são referências no mercade;
  3. OfficeHours.FM – Dicas para pessoas que trabalham com WordPress;
  4. Post Status Draft – Mais dicas para quem tem um negócio criando soluções com o WordPress;
  5. The Tim Ferriss Show – Tim, autor do trabalhe 4 horas por semana, entrevistas pessoas que dominam muito bem algo;
  6. WordPress Weekly – Notícias toda a semana do que acontece na galáxia do WordPress, mantido pelo pessoal do WP Tavern;

Ao infinito… e além!

Além de estar sempre descobrindo novo podcasts e estudando um pouco mais sobre a história deles, estou experimentando outras coisas legais também. Em breve compartilho mais, aguarde!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *