Experimentando escutar podcasts3 min leitura

A ideia de escutar podcasts sempre me soou muito estranha. Como tenho bastante dificuldade em conseguir compreender letras de músicas, eu literalmente preciso parar tudo que estou fazendo, fechar os olhos e me concentrar muito para conseguir transformar o que está sendo cantado em palavras que façam sentido, acreditei que teria um problema similar com podcasts também. Não faz muito tempo decidi tomar coragem e fazer o experimento. (som de tambores para criar um clima de expectativa) Isso não aconteceu! (música de alegre de superação para um problema inexistente)

Meu primeiro teste foi com o Podcast Go, mas depois de pouco tempo me irritei muito com a péssima usabilidade do aplicativo. A experiência de ir da lista de podcasts salvos para a busca de novos é horrível. Isso sem falar de problemas de travamento, propagandas chatas e outras coisas irritantes. Aí lembrei que faz alguns anos eu tinha tentando utilizar o Stitcher e desisti pelo mesmo problema, na verdade com ele foi até pior, depois que o aplicativo abriu eu não fazia a menor ideia de como avançar. 

Pesquisando mais um pouco encontrei na lista "escolha dos editores", do Android, o CastBox (Android e iOS) e fiquei muito feliz com a descoberta. Finalmente um aplicativo onde um completo iniciante nesse mundo dos podcasts não precisasse se bater tanto para fazer algo que deveria ser relativamente simples: escutar um podcast para ver como é. Aliás, este é um dos grandes motivos da lenta adoção do mesmo, assim como é do RSS, ainda a curva inicial de aprendizado para adoção é dolorosa.

Ocasiões que costumo escutar podcasts

Descobri que este é um ótimo meio para aproveitar o melhor tempo quando estou sozinho, pois consigo fazer duas atividades ao mesmo tempo sem um grande impacto no resultado delas. Melhor do que isso, só o processo de enfiar um prego gigante na parte de trás do meu pescoço para transferir o conhecimento em alguns segundos, como é feito fora da Matrix, mas acho esse processo extremamente desconfortável e por enquanto estou preferindo escutar podcasts durante as seguinte atividades:

  1. Lavando louça;
  2. Cozinhando;
  3. Durante as refeições;
  4. Limpando a casa;

Atualmente estou acompanhando os podcasts

Para não criar uma nova avalanche de informações e alimentar o monstrinho do FOMO, estou selecionando com cuidado os meus podcasts. Segue abaixo os que estou ativamente acompanhando, em ordem alfabética:

  1. Blog You Want –  Dicas de como criar e manter um blog;
  2. DesignBetter.Co – Entrevistas com designers de produtos que são referências no mercade;
  3. OfficeHours.FM – Dicas para pessoas que trabalham com WordPress;
  4. Post Status Draft – Mais dicas para quem tem um negócio criando soluções com o WordPress;
  5. The Tim Ferriss Show – Tim, autor do trabalhe 4 horas por semana, entrevistas pessoas que dominam muito bem algo;
  6. WordPress Weekly – Notícias toda a semana do que acontece na galáxia do WordPress, mantido pelo pessoal do WP Tavern;

Ao infinito… e além!

Além de estar sempre descobrindo novo podcasts e estudando um pouco mais sobre a história deles, estou experimentando outras coisas legais também. Em breve compartilho mais, aguarde!

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo

Faça parte do Kosmos!

Se inscreva na minha newsletter intergalática e receba conteúdo exclusivo!