Ter uma boa estratégia de gestão de tempo é essencial para ser mais produtivo. Duas das mais conhecidas são o Time Blocking e o Time Boxing. Durante minhas pesquisas encontrei muitas informações confusas e conflitantes, inclusive alguns lugares dizendo que são ambos sinônimos. Compilei tudo que encontrei sobre o assunto e espero ajudar a esclarecer esta dúvida.

O que é Time Blocking?

É a divisão do tempo em blocos de tempo (geralmente 30 minuto ou 1 hora, mas também pode ser períodos como manhã ou tarde) e depois a definição de tarefas específicas (ou um grupo de tarefas similares) para ser realizado em cada um deles. Uma das ferramentas que utiliza este conceito é a técnica Pomodoro.

Exemplos:

  1. Todos os dias das 10:00 às 11:00 vou responder e-mails e mensagens de redes sociais;
  2. Todo final de semana vou me dedicar três Pomodoros para escrever;
  3. Sábado de manhã vou trabalhar no PainelWP e de tarde no meu blog.

O que é Time Boxing?

É a definição de um período de tempo fixo para a conclusão de uma tarefa ou um projeto. É utilizado no desenvolvimento de software ágil, onde o tempo é dividido em sprints (geralmente uma ou duas semanas), onde no final de cada sprint deve ser feito uma entrega. Não encontrei uma única autoria para a técnica, mas geralmente é citado James Martin em seu livro Rapid Application Development (1991).

Exemplos:

  1. A cada duas semanas meu time precisa entregar uma funcionalidade nova no software que desenvolvemos;
  2. Tenho das 16:00 ás 18:00 para criar uma apresentação para apresentar no dia seguinte;
  3. Vou escrever e publicar este post em até quatro Pomodoros.

Quais as similaridades entre Time Blocking e Time Boxing?

Ambas técnicas utilizam blocos de tempo pré-definidos e recomendam que você foque exclusivamente em uma tarefa por vez durante esses períodos agendados, para evitar o custo da troca de contexto.

Qual a diferença entre Time Blocking e Time Boxing?

A principal diferença é que o Time Boxing define um limite para a finalização de uma tarefa (ou projeto), enquanto o Time Blocking define apenas um horário para ser trabalhado nela, independente da sua conclusão.

Quando devo utilizar Time Blocking e Time Boxing?

O Time Blocking é ótimo para combater a procrastinação, pois foca mais na quantidade de tempo investido do que no resultado. Isso ajuda a aliviar a pressão e aumentar a motivação. É geralmente utilizado como uma gestão de tempo pessoal.

Já o Time Boxing é perfeito para garantir que algo seja entregue em uma data específica, usando o efeito da Lei de Parkinson (“o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização“) à seu favor, pois você constantemente irá se perguntar no que deve focar com o tempo disponível. É geralmente utilizado para projetos em equipe, mas pode ser facilmente adaptada para projetos pessoais (como fiz para escrever este post).

Geralmente costumo utilizar ambas as técnicas durante o meu dia, utilizando o Time Boxing para tarefas mais urgentes e o Time Blocking para tarefas que não possuem uma data de entrega iminente.

Foto da capa por NORTHFOLK na Unsplash.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *