Parte do meu processo de criação de textos, inclui compartilhar o conteúdo com uma outra pessoa antes de publicá-lo, assim já tenho uma primeira opinião e um segundo olhar para identificar pequenos erros de digitação ou português.

Antigamente eu fazia isso com o Google Docs, mas era extremamente ineficiente ter que criar tudo nele e depois refazer esse trabalho dentro do WordPress. Isso sem falar que visualmente o documento ficava bem diferente do que os visitantes iriam visualizar no site. Um dia resolvi otimizar esse processo e parei para pesquisar como fazer tudo dentro do próprio WP e vou compartilhar com você as soluções que encontrei.

Plugin: Public Post Preview

Este provavelmente é o plugin mais simples de se utilizar, pois não tem nenhuma opção adicional de configuração, e é possível ativar a funcionalidade dentro do próprio editor de blocos. A opção fica no painel lateral de “Configurações” na aba “Documento”.

Ativando, copiando o link e depois desativando a URL temporária com o Public Post Preview

A opção “Enable public preview” (Habilitar a pré-visualização pública) somente vai aparecer a partir do primeiro salvamento (automático ou manual) do post ou página como rascunho, então não estranhe caso você abrir o editor e a funcionalidade ainda não estiver disponível. Uma vez que a funcionalidade é ativada, na lista de posts/páginas aparece junto ao título o marcador “Public Preview“, no mesmo estilo da indicação de rascunho.

Exemplo do link gerado: https://danielkossmann.com/?p=4369&preview=1&_ppp=d08dda7c05

Os links são válidos por 48 horas e depois são automaticamente desativados, exibindo a mensagem “The link has been expired!” (O link expirou!).

Tela de link expirado do plugin Public Post Preview para o WordPress
Tela de link expirado do Public Post Preview

Se você quiser alterar esta janela de tempo, é possível fazer adicionando o filtro no seu tema (por exemplo no functions.php):

Se você preferir não mexer em código, um outro desenvolvedor criou o plugin Public Post Preview Configurator que adiciona uma tela de configuração dentro do WordPress.

Importante: o plugin ‘Public Post Preview Configurator’ não foi atualizado por mais de dois anos e pode conter problemas ou vulnerabilidades.

Plugin: Share a Draft

Desenvolvido pelo Nikolay Bachiyski, que trabalha na Automattic (empresa responsável pelo WordPress.com), esta é uma outra alternativa para quem quer compartilhar rascunhos. Uma das principais diferenças é que a configuração é feita em uma tela própria (Posts > Share a Draft), não podendo ser ativada dentro da tela do editor de blocos. Por conta disso, não foi necessária nenhuma adaptação para dar suporte para o Gutenberg.

Localização do link da tela de configuração do plugin Share a Draft dentro do painel do WordPress
Localização do link da tela de configuração do plugin Share a Draft

Em relação a funcionalidades, com este plugin é possível configurar o tempo de expiração do link no intervalo que você desejar, podendo cada rascunho ser configurado diferentemente. Também é possível prolongar o tempo de expiração.

Tela de configuração do plugin 'Share a Draft' para o WordPress
Tela de configuração do plugin Share a Draft

A vantagem da tela separada para realizar as configurações é a possibilidade de visualizar todos os rascunhos compartilhados de uma só vez. Mas o menu para selecionar os rascunhos só lista os últimos cinco posts e caso você desejar compartilhar algo mais antigo, é necessário abrir o post e salvá-lo novamente como rascunho para ele entrar na lista dos últimos alterados.

Outra diferença é que não é possível compartilhar páginas com este plugin.

Exemplo do link gerado: https://danielkossmann.com/?p=4369&shareadraft=baba4531_5c82cc0eeb941

Comparando as funcionalidades

Segue abaixo um resumo das funcionalidade de cada um dos plugins para facilitar a comparação.

Plugin / Funcionalidade
Public Post PreviewShare a Draft
Programar expiraçãoCódigo ou plugin adicional
Sim
Ativação na tela do editorSimNão
Prolongar o tempo de expiraçãoNãoSim
Compartilhar postsSimSim
Compartilhar páginasSimNão
Suporte ao GutenbergSimSim

Publicado por Daniel Kossmann Ferraz

Sou (de)formado em Ciência (?) da Computação e (in)formado em Cinema, Literatura, Tradução, Arte, Quadrinhos e Alquimia pela Universidade Pirata, obtendo com louvor o título de Kosmonauta. Nas horas vagas, gosto de desenhar mãos e viajar em universos paralelos. Se você gostou dos meus textos, me ajude a escrever mais.

Deixe um comentário

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo