Para verificar se um sistema de cadastro está funcionando corretamente é preciso fazer vários testes, usando um endereço de email único para cada um deles e assim validar os dados e o envio de emails. Existem alguns serviços de emails temporários (como o Maildrop ou Dispostable), mas se você tiver executando múltiplos testes, eles podem não ser muito práticos.
O GMail e o Google Workspace (versão empresarial do GMail) possuem uma funcionalidade muito útil chamada email para tarefas específicas, que permite criar “novos endereços de email” adicionando um sinal de adição (+) e qualquer palavra antes do @ do endereço de email. Todos os emails enviados neste formato chegarão na caixa de entrada do email original.
Como exemplo, digamos que o seu email é meunome@gmail.com
e como padrão de nome defini que vou usar o sufixo teste
seguido de um número único. O endereço para o primeiro teste será meunome+teste1@gmail.com
. Para o segundo, será meunome+teste2@gmail.com
e assim por adiante. Desta forma consigo ter um endereço de email único para cada teste, afim de possibilitar a identificação dos dados de cada um deles e se estou recebendo no email as mensagens esperadas.
Costumo guardar o número do último email de testes utilizado em um documento texto, assim como outras informações úteis para os testes que costumo fazer.
Deixe um comentário