Estou documentando exemplos de como pessoas estão utilizando o chatGPT para criação de conteúdo. Encontrei várias dicas interessantes no podcast The Tim Ferriss Show com Kevin Kelly (transcrição do episódio). A conversa sobre este assunto se inicia em 1:15:29, mas para quem quiser ir direto ao ponto também tem um vídeo somente com este trecho no YouTube.

Segue o resumo das dicas, com pequenas adaptações.

Ajudar a fazer o primeiro rascunho

Se você tem dificuldades ao criar o primeiro rascunho de um conteúdo, o chatGPT é ótimo para ajudar nesta tarefa. Segue algumas dicas de solicitações:

  • Faça um resumo do que você sabe sobre ASSUNTO;
  • Me fale tudo que você sabe sobre ASSUNTO;
  • Escreva um rascunho com cinco pontos sobre ASSUNTO;
  • Faça resumo em formato de lista sobre ASSUNTO;
  • Qual é ponto chave sobre ASSUNTO?;
  • Como você ensinaria sobre ASSUNTO para AUDIÊNCIA?.

Você também pode:

  • Fazer perguntas sobre algum dos pontos que você não entendeu;
  • Pedir para expandir algum dos pontos, citando mais referências;
  • Pedir um exemplo sobre ASSUNTO;
  • Pedir mais 10 exemplos de como seria ITEM.

Como deixar o estilo da resposta mais interessante

Como o estilo de escrita do chatGPT é relativamente monótono, uma dica é pedir para que escreva de forma mais descontraída ou profissional.

Encontrar problemas na narrativa

Após enviar um roteiro perguntar “me mostre todos os pontos fracos deste roteiro” ou então “quais são os pontos contraditórios do roteiro”. Achei bem interessante este uso!

Fazer resumos

Atualmente este é um dos melhores usos para a ferramenta. Kelly irá lançar em breve o livro Excellent Advice for Living: Wisdom I Wish I’d Known Earlier e o seu editor pediu alguns tópicos para discussão. Como ponto de partida, o autor pediu para o chatGPT fazer uma lista de nove pontos-chave de discussão para o livro e depois trabalhou em cima deles.

Criar títulos e conclusões para posts de blogs

Dado o conteúdo de um post, pedir para sugerir cinco títulos ou uma frase de efeito para concluir o post.

De forma geral, Kelly vê o chatGPT como um bom estagiário, cujo trabalho você sempre precisará revisar ou utilizar apenas como ponto de partida. Esta é a mentalidade que várias pessoas têm e é também a que estou aplicando ao usar este tipo de ferramenta.

Acredito que, se você seguir os exemplos de uso do ChatGPT compartilhados por Kevin Kelly no The Tim Ferriss Show, irá descobrir como ele pode ser seu aliado na criação de um conteúdo incrívelAprimore sua criação de conteúdo com o ChatGPT! Descubra como Kevin Kelly está utilizando essa tecnologia e aprenda com exemplos práticos do The Tim Ferriss Show. Leia agora! (Sim, esta última frase foi um pedido para o chatGPT concluir o post com uma frase de efeito, com apenas uma leve edição da minha parte).



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *