Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ultimate-addons-for-gutenberg domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /sites/danielkossmann.com/files/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the hustle domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /sites/danielkossmann.com/files/wp-includes/functions.php on line 6114
Qual é a melhor solução gratuita para autocompletar textos (text expander) no Linux, Windows e Mac? - Daniel Kossmann

Uma das etapas para ser mais produtivo é reduzir as tarefas repetitivas, eliminando-as se for possível. No meu dia a dia tem muitos textos que escrevo que acabam se repetindo, como: lugar para reportar um bug, indicações de pessoas para criar sites em WordPress, data do dia de hoje e estrutura da mensagem de atualização diária.

Comecei então a pesquisar uma solução para ajudar a criar modelos para essas mensagens, que funcionasse em todos os programas e sites que utilizo (como Slack, Visual Studio Code, Google Docs, LinkedIn, Joplin e WordPress). Uma das soluções mais famosas é o TextExpander, mas ela não funciona no Linux e seu código é fechado.

Depois de tentar várias soluções, descobri o Espanso! Ele foi a melhor solução que encontrei para autocompletar textos que funcionasse em qualquer plataforma e que também fosse software livre.

Instalação do Espanso

Você pode fazer o download gratuito do Espanso para Windows, macOS e Linux. Na documentação oficial há instruções separadas para a instalação no WindowsmacOS e Linux.

Como utilizo o Ubuntu Linux, tive que executar o comando espanso service register no terminal para que o software funcionasse corretamente.

Como funciona o Espanso?

Por padrão, o Espanso utiliza como prefixo dos modelos o símbolo : (dois pontos) para autocompletar. Ele também já vem algumas pré-configurações de autocompletar, como o :date que converte para o dia atual (exemplo: 17/03/2023).

Apesar de não existir uma interface para configurar os modelos, não é muito difícil entender o formato do seu arquivo de configuração. A documentação oficial ajuda bastante neste primeiro passo. Se você souber um pouco de programação, o Espanso fica ainda mais poderoso, pois é possível utilizar a saída de um comando como parte do seu modelo. No Ubuntu Linux o arquivo de modelos fica em ~/.config/espanso/match/base.yml.

Para ajudar a selecionar os modelos criados, é possível utilizar a barra de busca através do atalho ALT+SPACE. Como eu já estava utilizando este atalho para outra ação, personalizei ele para CTRL+SHIFT+SPACE. Este atalho é muito útil quando não lembro exatamente qual era o nome do modelo que criei. No Ubuntu Linux o arquivo de configuração fica em ~/.config/espanso/config/default.yml.

Pacotes com modelos prontos

Uma das vantagens do Espanso é que ele possui uma central de modelos gratuitos criados e mantidos pela sua comunidade. O fato dele possuir uma comunidade ativa, foi outro motivo que influenciou a minha escolha.

Segue alguns pacotes que utilizo ou achei interessante:

  • Lorem: gerador de “lorem ipsum”;
  • get-ip: pega seu IP público;
  • arrows-and-pointers: facilita a utilização de setas, como transformar transformar :-> em .

Outras soluções que testei

Antigamente utilizava a extensão Clippings para o Firefox, mas isto impossibilitava sua utilização em outros programas. Depois testei o Snippet Pixie e, apesar de ser uma solução interessante com uma interface para adicionar os modelos, estava com um problema de compatibilidade com o Firefox (meu navegador principal). Além disso, não era um projeto muito ativo.

Se você gostou da ferramenta, compartilhei também alguns exemplos práticos de como utilizar o Espanso para autocompletar textos, com modelos que uso no meu dia a dia.

Se você conhece alguma outra solução gratuita e com código aberto para autocompletar textos, deixe um comentário que vou adorar testá-la.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *