Utilizar redes sociais é uma faca de dois gumes, por um lado você tem a possibilidade de se conectar com muitas pessoas interessantes e divulgar o que você está fazendo, mas por outro lado você é facilmente sugado para um buraco negro de distração que é extremamente viciante. Muitas vezes por motivos profissionais ou pessoais, não é viável simplesmente sair destas redes sociais.

A opção que encontrei para um meio termo, foi esconder o feed de notícias das redes sociais. Assim continuo tendo acesso, podendo ver atualizações de uma pessoa específica ao entrar no seu perfil, mas sem correr o risco de ficar horas vendo atualizações na rolagem infinita do feed da página inicial.

Para implementar isto, a melhor solução gratuita que encontrei foi o News Feed Eradicator, que substitui o feed de notícias por uma frase reflexiva. Ele funciona no Google Chrome e Mozilla Firefox, além de ser um software de código aberto. Após instalado, você poderá configurar em quais redes sociais a extensão deverá funcionar, assim como as frases que serão exibidas.

Tela de configuração do News Feed Eradicator
Tela de configuração do News Feed Eradicator

No meu caso, ativei para o Twitter, LinkedIn e YouTube. Veja abaixo como ficou a página inicial de cada uma dessas redes e sinta uma paz por não ser bombardeado com conteúdo.

Meu objetivo com isto foi ficar menos ansioso e ter mais tempo para me dedicar a projetos e pessoas que são importantes para mim, mas ainda poder usufruir a rede de contatos desses sites. Se este tipo de mudança é algo que você também está atrás, recomendo fortemente o livro Minimalismo digital: para uma vida profunda em um mundo superficial.

Caso você esteja procurando uma solução paga com mais opções e um visual melhor, o Hide Feed parece ser uma boa opção. É interessante como ele também esconde a barra lateral do Twitter e do YouTube, além de outras funcionalidades.

Se você gostou desta dica, recomendo também como limitar ou bloquear o uso de aplicativos em celulares (smartphones) e tablets com Android.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *