Mensalmente a comunidade de WordPress de Curitiba faz eventos abertos para pessoas de todos os níveis de conhecimento no WordPress e faço parte dessa organização. Os encontros costumam variar de formato – normalmente palestras ou mesa redondas – e desde que começou a pandemia, os eventos estão sendo somente online e muitos foram palestras que ficaram gravadas no canal do YouTube da comunidade.
Os eventos gravados tem um alcance muito maior pois outras pessoas que não puderam participar no dia sempre poderão assistir depois. Porém, o fato de ficarem gravados, exige um preparo e um cuidado muito maior (principalmente quando são ao vivo), podendo facilmente sobrecarregar os organizadores. Essa situação fica ainda mais agravada quando já se está há mais de um ano vivendo em uma pandemia que ainda não se sabe exatamente quando vai terminar. Sei que existe a possibilidade de gravar e depois editar o evento, mas isso só aumenta a carga de trabalho dos organizadores e todo mundo que já editou vídeos sabe que o quanto é exaustivo esse processo.
Há algum tempo atrás, eu tinha dificuldade de entender porque alguém não gravaria um evento online, mas agora por conta de todos esses motivos, estou cada vez mais favorável ao formato de mesa redonda online sem gravação para os eventos da comunidade de WordPress. Só porque um evento não foi gravado, o conhecimento dele não precisa ser perdido. Seguem algumas ideias de como evitar isto:
- Publique como comentário na página do evento do meetup as dicas ou links comentados. Desta forma ficará fácil para qualquer um compartilhar, sem precisar ter site ou rede social. Costumo fazer isso durante o próprio evento para não esquecer.
- Você pode ver o histórico dos eventos da comunidade de WordPress de Curitiba para ver os comentários de cada um;
- Publicar no seu blog um post curto para cada uma das dicas. Desta forma ele será indexado pelo mecanismos de buscas e outras pessoas podem facilmente encontrá-los.
- Considero esta a maneira mais fácil de compartilhar conhecimento e é uma das minhas dicas de projetos para aprender a desenvolver no WordPress na prática;
- Criar um vídeo curto para o YouTube compartilhando a dica. Este formato é um dos mais trabalhosos, mas algumas pessoas podem achá-lo mais interessante.
- Se você optar por este, recomendo mesmo assim publicar em seu blog o conteúdo por escrito para atingir uma audiência melhor e ele servirá também como um roteiro.
Não recomendo compartilhar conhecimento somente em redes sociais (como o Facebook, YouTube ou Instagram) pois geralmente esse conteúdo não é indexado pelos mecanismos de buscas e a pesquisa dentro de cada plataforma não costuma ser muito boa. Mas sou totalmente favorável a publicar primeiro em seu blog e depois compartilhá-lo nas suas redes sociais.
O retorno dos eventos da comunidade de WordPress de Curitiba que estão utilizando o formato de mesa redonda sem gravação estão sendo bem positivos. As pessoas estão interagindo cada vez mais e se sentindo confortáveis em tirar dúvidas e compartilhar experiências. Por conta disso, também voltamos a trazer um espaço para classificados, onde as pessoas podem anunciar a oferta ou procura de determinado serviço relacionado à WordPress.
Este formato também é ótimo para quem quer começar a fazer encontros da comunidade de WordPress em sua cidade. Se você tiver interesse em começar (ou reativar) a comunidade na sua cidade, escrevi algumas dicas de como organizar eventos online e também tem os slides da palestra Como organizar um meetup em sua cidade que fiz no WordCamp São Paulo 2017.
Você já participou de um evento assim? O que achou?
Deixe um comentário